terça-feira, 23 de agosto de 2011

Teoria Musical - Conceitos Gerais
Por Ronaldo Bezerra

Música - É ao mesmo tempo arte e ciência: Arte, pois é a expressão de emoções e/ou sentimentos através dos sons; Ciência, pois obedece a leis físicas e universais.

Som - Efeito produzido pela vibração dos corpos, e percebido pelo órgão auditivo.

Qualidade do Som - Existem quatro qualidades diferentes do som:

1) Timbre
É a qualidade pela qual um som se diferencia de outro da mesma altura. Exemplo: A mesma nota tocada por um piano e por um violão possui timbres diferentes.

2) Altura
É a distinção que fazemos entre os sons graves e agudos. Exemplo: As notas do começo e as notas do final da escala do piano se diferenciam pela altura.

3) Intensidade
É o grau de força maior ou menor de um determinado som. Exemplo: O surdo de uma bateria tocado com maior ou menor força.

4) Duração
É o tempo que determinado som permanece em ressonância. Exemplo: Som do chimbal aberto, som do chimbal fechado.

Elementos da Música

A música é formada pela combinação de três elementos:

1) Melodia
Sucessão de notas musicais tocadas individualmente. É constituída de frases. Exemplo: Uma pessoa cantando.

2) Harmonia
É a combinação de notas musicais que são tocadas ao mesmo tempo. Exemplo: Acordes.

3) Ritmo
O ritmo está ligado ao tempo (duração). É o espaço de tempo variável entre as notas, acordes e sons percussivos no decorrer de uma música. Exemplo: Qualquer música - espanhola, africana, brasileira, etc.

"Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as cousas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas" - Ap 4:11.

Deus abençoe!



Ronaldo Bezerra
ronaldo_bezerra@hotmail.com
Ronaldo Bezerra é cantor, compositor, líder do ministério de música e pastor da Comunidade da Graça Sede e um dos líderes da Escola de Adoração na CG. Atuou como contrabaixista em várias gravações e tem ultrapassado fronteiras. Já ministrou em outros países como EUA e Japão, dando cursos, seminários, congressos e fazendo lançamentos dos seus trabalhos.
Fonte: www.ronaldobezerra.com.br

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Vale a Pena Esperar
Por Don Moen


Eu não gosto de esperar! Eu não gosto de esperar no trânsito, aeroportos ou restaurantes. Eu não gosto de esperar nem para dar um presente de Natal a alguém, e geralmente acabo entregando mais cedo! Por quê? Porque eu não posso ficar esperando! Quantas vezes você já orou por algo, e então esperou ... esperou ... E esperou a resposta? Talvez você ainda esteja esperando? Em minha canção, "He Never Sleeps" (Ele nunca dorme), a letra é:
When you´ve prayed every prayer that you know how to pray; Just remember the Lord will hear, and the answer is on it´s way."
(Quando você orou todas as orações que você sabia fazer; Basta lembrar que o Senhor vai ouvir, e a resposta está a caminho.)
Verso dois diz: "Do you feel that the Lord has forgotten your need?"
(Você sente que o Senhor se esqueceu da sua necessidade?)
"Just remember that God is always working in ways we cannot see
(Basta lembrar que Deus está sempre trabalhando de um modo que não podemos ver)
Bem, é mais fácil cantá-la do que vivê-la! Há muitas orações que tenho feito, esperando por uma resposta imediata, e eu ainda estou esperando. E ainda assim eu sei que mesmo neste momento, Deus está trabalhando mesmo que eu não veja, e sua resposta nem sempre virá da maneira que eu esperava. Deus está me ensinando a ter fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Hebreus 11:6 diz: "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.".
Algo acontece entre nossa oração inicial e provisão de Deus. Deus está interessado em quem nos tornamos durante o processo de espera para a resposta. Sim, Ele é capaz de responder às nossas orações, e Ele ainda é um Deus de milagres, mas Ele quer que aprendamos a confiar Nele através do processo, por mais longo que seja.
O capítulo 1 do livro de Hebreus está cheio de exemplos de pessoas que confiaram em Deus. "Pela fé, Abel ... pela fé; pela fé ... Enoque, Noé ... pela fé, Abraão" ... E em todo o capítulo lemos grandes histórias dos campeões da fé. Por exemplo, quando Abraão tinha 75 anos, Deus lhe deu uma promessa que ele seria o pai de muitas nações. Isaque não nasceu até que Abraão tivesse 100 anos, 25 anos de espera para a promessa de Deus ser cumprida! Laura e eu esperamos 12 anos até que nosso primeiro filho nascesse, e em 7 anos, Deus nos deu cinco filhos! Foi um milagre! Mas houve dias em que eu pensei que nossa oração para ter filhos nunca seria respondida. Eu estava ficando desanimado no processo de espera.
Vivemos nos dias da internet de alta velocidade, fast foods, jatos supersônicos, e com nosso telefone celular, podemos baixar uma quantidade enorme de informações em segundos. É difícil para nós esperarmos por qualquer coisa! E, no entanto, é durante este tempo de espera, não vendo a resposta, que aprendemos a confiar. Nossa fé está sendo reforçada e nosso caráter está sendo desenvolvido.
Talvez você esteja esperando em Deus pela resposta da oração por um problema de saúde, um emprego, a cura em um relacionamento ou uma necessidade financeira. Seja encorajado, Filipenses 4:19 nos diz: "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.". Efésios 3:20 diz: "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera!" Jesus nos ensinou a orar: "Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia." Eu gostaria de ter o meu "pão diário" armazenado por um ano, ou 5 anos! Mas Jesus sabia que, no processo de confiar nEle diariamente, entre a nossa oração e a sua disposição, nossa fé está sendo desenvolvida, estamos nos tornando mais semelhantes a Ele, e quando a resposta chegar, veremos que valeu a pena esperar!
Para a Sua Glória,
Don Moen
Fonte: www.donmoenandfriends.org

terça-feira, 9 de agosto de 2011


ESCALA DO MINISTÉRIO DE LOUVOR  e ADORAÇÃO I.B.N.H.
MÊS DE AGOSTO/2011

DOMINGO (07/08)
Ministro de Louvor/Adoração
FÁTIMO
Vocal
EDUARDO, LILIAN E LUANA
Teclado
ITAMAR
Violão
MARQUINHOS
Guitarra
JEÓ
Baixo
DUDU
Bateria
CÉSAR

DOMINGO (14/08)
Ministro de Louvor/Adoração
EDUARDO
Vocal
DANIEL, RAFAELA E ANDREZA
Teclado
DANIEL
Violão
VITOR
Guitarra
FELIPE
Baixo
DUDU
Bateria
CÉSAR

DOMINGO (21/08)
Ministro de Louvor/Adoração
DANIEL
Vocal
FÁTIMO, PÂMELA E LILIAN
Teclado
DANIEL
Violão
VITOR
Guitarra
JEÓ
Baixo
DUDU
Bateria
CÉSAR

DOMINGO (28/08)
Ministro de Louvor/Adoração
FÁTIMO
Vocal
DANIEL, LUANA E RAFAELA
Teclado
ITAMAR
Violão
MARQUINHOS
Guitarra
FELIPE
Baixo
DUDU
Bateria
CÉSAR